NOTÍCIAS

16/05/2017
Dente de leite é fonte de células-tronco

Por não terem ainda passado pelo processo de diferenciação celular, as células-tronco são capazes de se transformar em diversas células do corpo, como as do tecido ósseo, cérebro, coração, nervos, músculos. As pesquisas são muito promissoras e demonstram um grande potencial de aplicabilidade em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. Seu armazenamento através da criopreservação é importante para uma possível aplicabilidade futura.

As células tronco estão presente em diversos tecidos do corpo humano, como no cordão umbilical, medula óssea, tecido adiposo, dentes, dentre outros. A obtenção de células da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feito naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos de idade. A coleta do dente do siso também pode ser realizada se este ainda estiver em processo de formação.

Dentre as várias fontes de células-tronco, assim como as do cordão umbilical, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é, elas podem servir não só ao doador, mas também tem chance de compatibilidade com a sua família. São células jovens de excelente qualidade e quantidade, portanto indicada para um futuro tratamento de doenças degenerativas.

Ao ser extraído, o dente de leite é encaminhado a um banco de células-tronco que fará o processamento e armazenamento dessas células em nitrogênio líquido, a uma temperatura de -196° C, o que garante que as células permaneçam em perfeitas condições de uso por tempo indeterminado. Normalmente os bancos de células-tronco cobram um valor para processamento das células e uma taxa anual de armazenamento.

Uma avaliação prévia se faz necessária para determinar o momento da coleta e se o dente apresenta as condições ideais de ser processado.

 

Dr. Renan de Souza Anesi

Especialista em Prótese Dentária e Odontologia Estética - CRO 10195/SC
E-mail: renan_anesi@yahoo.com.br telefone: (49) 3522-2387

• Formado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria.
• Especialista em Prótese Dentária
• Pós-Graduado em Estética Avançada
• Especializando em Implantodontia