NOTÍCIAS

25/06/2018
A importância de uma boa Saúde Bucal

A cavidade oral vai muito além da condução de alimentos para nutrir o nosso corpo. Ela desempenha importantes ações para o funcionamento do nosso organismo como um todo. Sendo a principal porta de entrada para bactérias e outros micro-organismos prejudiciais a nossa saúde, uma boa higiene bucal previne o acometimento de problemas bucais e dentários como cáries, mau hálito, gengivite, placa bacteriana, tártaro entre outros.

Para manter uma boa saúde bucal, é importante que a escovação seja realizada com uma escova pequena, de cerdas macias, e creme dental fluoretado, pelo menos três vezes ao dia, ou após a cada alimentação, e principalmente antes de dormir. Para que a higienização seja completa, o uso do fio dental é indispensável para que a limpeza ocorra também nos espaços limitados entre os dentes, onde as cerdas da escova não chegam.

Durante a escovação é importante observar toda a cavidade bucal, na região de língua, bochechas, céu da boca, lábios e embaixo da língua, investigando a presença de lesões (manchas, feridas, caroços, inchaços, vermelhidão) que podem ser indicativas de doenças, as quais uma vez identificadas precocemente, possuem um bom prognóstico.


A prevenção é a maneira mais eficaz de cuidar da sua saúde bucal, visite o dentista regularmente!

Dra. Emilly Schoenberger CRO/SC 15227