NOTÍCIAS

23/07/2018
UM BELO SORRISO FAZ TODA A DIFERENÇA

Tanto para a nossa autoestima, quanto para a nossa qualidade de vida, ter um sorriso harmonioso e funcional é fundamental; além de que, quando conhecemos outra pessoa, um sorriso saudável e atraente é a chave para deixarmos uma primeira boa impressão.
Muitas vezes somos desleixados com nosso aparência dental, que passa despercebido por nós, mas não pelas pessoas com quem convivemos.
Essa nossa falta de atenção não é proposital, e sim, pelo fato de convivermos com nossa aparência, durante muitos anos, queaquilo se tornou normal para nós.
Apenas quando notamos que algo pode ser melhorado, seja por tomada de consciência ou por alerta de alguém, que procuramos novas possibilidades, através de profissionais especializados, seja na estética facial ou dental.
Para isso, muitas vezes é necessário usar algum tipo de aparelho ortodônticoa fim de corrigir falhas e deixar os dentes alinhados. E nem sempre as razões são apenas estéticas, já que problemas funcionais, como dor e estalos na articulação temporo-mandibular (ATM) e dor de cabeça, afeta nossa qualidade de vida.
Veja alguns sinais para saber se você precisa de um aparelho,

Problemas de mordida

- Mordida aberta (espaço entre os dentes superiores e inferiores);
- Mordida profunda (dentes superiores cobrem excessivamente os dentes inferiores);
- Mordida cruzada (a arcada superior e inferior estão ocluindo ao contrário do correto);
- Mordida para frente (dentes de cima ou os dentes de baixo estão mais para frente do que o correto com ou sem envolvimento esquelético);
- Perdas dentárias de anos que resultaram em dentes tortos e espaços (é fundamental que o paciente use aparelho antes de instalar os implantes para evitar problemas futuros)..


Dentes tortos

Às vezes, simples alterações no posicionamento dos dentes acabam deixando-os desalinhados e afetando sua boa aparência. Logo, o paciente deve optar pela correção, de forma a conquistar maior harmonia e satisfação com a estética do seu sorriso. Porém, é importante relembrar que o tempo de tratamento ortodôntico ideal permite a correção em poucos meses dos casos mais simples com a garantia da qualificação do profissional, técnica e materiais utilizados e grau de instrução e cooperação do paciente.
Além da melhora na autoestima, existem ainda casos mais sérios como quando um ou mais dentes ficam encavalados sobre outros. A higiene é dificultada, podendo causar cáries, doenças periodontais, mau hálito e outras complicações. Então, é preciso iniciar o tratamento para liberar espaço e acomodar cada dente no seu devido lugar.

Espaços entre dentes

Do mesmo jeito que a falta de espaço pode ser o problema, a presença dele também pode fazer com que o aparelho ortodôntico esteja indicado. Entre as principais causas do seu surgimento estão a genética e o hábito de chupar dedo.


Dor na mandíbula

Bruxismo e desgaste dentário irregular
O bom relacionamento do maxilar superior e o inferior é fundamental para o equilíbrio da mandíbula com os músculos da face. Muitas pessoas com uma estética dental perfeita, apresentam sintomas de dores ou estalos articulares e/ou dores de cabeça devido a um mau relacionamento das arcadas dentárias.

Tendo alguma dúvida, em relação à sua saúde bucal, procure um profissional especializado para saná-la.

Dr Jacir Ribeiro de Freitas
CRO/SC 2640