NOTÍCIAS

20/08/2018
Importância da Mastigação Correta.

Quem nunca ouviu quando pequeno: “Mastigue bem antes de engolir! ”, não é mesmo? Infelizmente, são poucas as pessoas que levam esse ensinamento para a vida, pois embora seja simples, exige muita paciência e compromisso. Na correria do dia a dia, realmente fica difícil mastigar devagar e engolir de modo correto. A mastigação adequada é o primeiro passo para uma boa digestão.


Uma mastigação deficiente acaba retardando o processo digestivo. Os problemas digestivos mais comuns são: azia, má digestão e sonolência após a refeição. Quando não mastigamos os alimentos de forma correta o estômago precisará de um esforço maior para triturar os alimentos que foram mal mastigados e engolidos rapidamente em pedaços maiores.


A eficiência da mastigação depende de como o alimento é triturado na boca, da área de contato entre os dentes e a quantidade de força para o corte dos alimentos.
O processo mastigatório é iniciado pelos dentes incisivos (da frente) que cortam os alimentos, os caninos (presas) que tem a função de rasgar, passando pelos pré molares que trituram a comida, e por fim os molares (fundo), onde os alimentos são moídos, sendo nesta fase do ciclo mastigatório que ocorre a secreção salivar (salivação) que desempenha um papel importante devido a sua ação de lubrificar e diluir o alimento auxiliando na formação e deglutição do bolo alimentar.


A mastigação correta dos alimentos virou sinônimo de saúde! Lembre-se: visite regularmente o seu dentista para saber se sua mastigação está sendo efetuada da melhor maneira!

 

Dra Ana Paula Bandeira

CRO/SC 16511