NOTÍCIAS

21/11/2016
Tratamento Ortodôntico tem prazo para terminar?

Qual é a duração de um tratamento ortodôntico? Esta é uma pergunta que recebo com freqüência de meus clientes. Junto com a pergunta vem relato de tratamentos que demoraram muito tempo e, principalmente, o paciente não sabe o custo final do seu tratamento.

A média de um tratamento ortodôntico, com um planejamento adequado, é de 30 a 36 meses, ou seja, tratamento mais complexo no máximo 3 anos. Entretanto, mais importante, que o tempo de tratamento, é o custo do tratamento. A não ser em casos bem específicos, o paciente deve saber o quanto vai pagar pelo tratamento. Não é mais concebível instalar um aparelho sem dar uma previsão de custos.

Hoje, com novas tecnologias, especialmente os aparelhos autoligados, um tratamento ortodôntico pode ser realizados, dependendo da complexidade, em até 18 meses ou menos. Evidentemente que isso não é regra.

É óbvio que temos problemas. Seria utopia imaginar que todo o tratamento é um bolo que vai dar tudo certo se seguirmos corretamente a receita. Os imprevistos acontecem, no entanto devemos estar ciente do que está ocorrendo e o nosso paciente informado.

A ortodontia é uma especialidade extremamente complexa da Odontologia. Ninguém sai da graduação em odontologia sabendo ortodontia. Para se tornar um ortodontista o dentista precisa cursar uma pós-graduação. Ocorre que nem todas as pós-graduações formam bem os ortodontistas e a grande maioria sai dos cursos sem saber diagnosticar e planejar um caso.

Diagnóstico e planejamento são as etapas mais difíceis de um tratamento. Para realizá-los são necessários conhecimentos muito profundos sobre a anatomia e o crescimento dento-crânio-maxilar, sobre histologia, sobre física e sobre as centenas de técnicas ortodônticas. Sem este conhecimento o profissional não saberá resolver seus casos e será um mero colador de brackets. Afinal, qualquer pessoa minimamente treinada (nem precisa ser dentista) consegue colar as peças do aparelho nos dentes. Mas diagnosticar os problemas, estabelecer um planejamento para solucioná-los e executar o planejamento dentro do prazo estimado, não é para qualquer um. É necessário ser um VERDADEIRO ortodontista.

Muitos ortodontistas têm como rotina cobrar uma manutenção de seus pacientes. Esta manutenção é mensal. Assim, quanto mais longo for o tratamento, mais manutenções o paciente paga. Muitos ortodontistas atualmente não cobram um valor inicial, e quando o fazem, este valor é baixo. Para compensar, estendem o tratamento pelo maior tempo possível para realizar seu lucro.

Não estamos aqui condenando o pagamento de manutenções. Pelo contrário, trata-se de uma rotina saudável quando bem utilizada. Mas é fundamental que o paciente saiba desde o início quanto tempo durará o seu tratamento e a previsão de custo. Sendo assim os pagamentos mensais serão considerados como mensalidades de um orçamento prévio. Um tratamento previsto para dois anos DEVE durar dois anos. Havendo atrasos, deverá haver acordo entre o paciente e seu ortodontista para saber se haverá também mais custos. Sim, atrasos ocorrem e algumas vezes a culpa é do paciente.

Atualmente prefiro, para evitar qualquer aborrecimento meu ou do meu cliente, cobrar um valor fixo total para o tratamento. O meu cliente paga mensalidades do orçamento inicial. Se o tratamento for dentro do previsto, terminarei antes e receberei igual. Se o tratamento for mais lento e o tratamento ultrapassar o prazo estipulado, o cliente não terá aumento no orçamento inicial combinado.

Bem, é claro que o que escrevemos neste breve artigo pode não se aplicar aos casos X, Y ou Z. Mas acreditamos que podemos alertar o público de que a ortodontia não é brincadeira e que conseqüências graves, tanto para os dentes como para o bolso, podem ser o resultado de um tratamento realizado por um profissional mal treinado.

Matéria escrita pelo Mestre em Ortodontia, Dr. Jacir de Freitas, com mais de 10.000 casos encerrados.