NOTÍCIAS

08/02/2017
Como fazer a manutenção dos implantes dentários adequadamente?

Os implantes dentários precisam de cuidados de higienização e manutenção específica para se manterem sempre saudáveis, funcionais e com visual que agrade o paciente que precisou recorrer a esse tipo de tratamento.

Se você tem um implante dentário, que tal aprender como fazer a manutenção adequada dessas próteses para garantir a qualidade do tratamento? Confira logo abaixo nossas sugestões de cuidados diários com o seu implante!

Crie o hábito de visitar o dentista regularmente

Se você precisou colocar um implante dentário por algum motivo clínico ou estético, deve estar ciente de que as visitas ao dentista se tornarão agora cada vez mais frequente. Somente esse profissional é capaz de avaliar a saúde do dente implantado e da mucosa da região, garantindo que suas técnicas de higienização e manutenção estejam sendo realizadas corretamente. Recomendamos que a visita ao dentista nunca passe de um intervalo de seis meses, e que você encurte o espaço entre essas visitas caso observe algum sintoma ou situação atípica na região no implante.

Faça uma higienização adequada em casa

Se engana quem pensa que, após o posicionamento do implante, não será necessário tomar os mesmos cuidados com a saúde e higienização da região oral. O implante deve ser escovado e limpo regularmente, da mesma maneira que você cuida dos seus dentes naturais. Que tal anotar essa listinha de cuidados diários com a higienização do seu implante?
• Escove sempre os dentes após as refeições;
• Use fio dental para limpar corretamente o implante;
• Prefira escovas de cerdas suaves para não machucar a região;
• Tenha cuidado ao escovar a gengiva na região, evitando movimentos bruscos;
• Use escovas interdentaisse o seu dentista julgar necessário.

Faça exames radiológicos pelo menos uma vez ao ano

Como o implante dentário é realizado no espaço deixado pela raiz do dente no osso, a única maneira de observar a fixação correta do dente na região é através da realização de exames radiológicos. Com a visita regular ao seu dentista, é provável que ele peça a realização desse tipo de exame sempre que julgar necessário, porém, recomenda-se que essa análise clínica seja feita pelo menos uma vez por ano, para garantir sua tranquilidade e saúde na região.

Não fume

Não é segredo para ninguém que o tabaco é um dos principais responsáveis pelo aumento de doenças bucais e lesões na região oral. O hábito de fumar é tão prejudicial ao implante quanto para qualquer outro dente, por esse motivo, é importante que você evite ao máximo essa prática.Fumantes regulares podem prejudicar a sustentação do implante, resultando em fixação errada e queda da prótese, mesmo com todos os cuidados de higiene sendo realizados regularmente.

Não roa as unhas ou abra objetos com os dentes

O material utilizado nos implantes dentários é muito resistente e, em muitos casos, é considerado até mais forte do que os nossos próprios dentes naturais. Isso não significa, entretanto, que você deve utilizar o implante para abrir objetos ou roer unhas, já que essas atitudes podem prejudicar a sustentação e a fixação da prótese, podendo resultar em lesões e quedas.


Em caso de bruxismo ou ranhura noturna, use placas

Você apresenta sintomas de bruxismo ou ranhura noturna? A melhor maneira de proteger o seu implante (e os outros dentes) das consequências dessa pressão na arcada é por meio da utilização de placas de silicone, que são posicionadas na boca logo antes de dormir. Consulte o seu dentista sobre a necessidade do uso desse material.

Os cuidados citados acima são essenciais para que a manutenção dos implantes dentários seja realizada de maneira adequada e segura sempre, garantindo o sucesso do posicionamento dessa prótese na sua arcada dentária.